Page 66 - Contramarco
P. 66

mercado em pauta

                                                                             imóveis tornando os preços atrativos,
                                                                             a necessidade da casa própria, uma me-
                                    José Carlos Garcia Noronhas Garcia Noronha  lhora do nível de confi ança dos consu-
                                                                             midores, ligeira queda no desemprego,
              Sugestões e dúvidas para esta seção da revista a revista       a volta do crescimento positivo do PIB
              podem ser encaminhadas diretamente pelos e-mails: elos e-mails:  Brasil e a defi nição do cenário político.
              redacao@contramarco.com.br                                        Para fi car claro, quando falamos de
              jc-noronha@uol.com.br                                          esquadrias de alumínio, estamos nos
                                                                             referindo às esquadrias padronizadas,
                                                                             aos sistemas de esquadrias, esquadrias
                             Construção civil                                convencionais e fachadas. Nos números
                                                                             não estão compilados produtos como
                                                                             box comum, box de vidro temperado,
                                                                             cantos de azulejos, divisórias, forros,
                              Panorama do ano de 2018                        formas metálicas, escoras metálicas,
                              e perspectiva para 2019                        corrimões e fechamento de área.

                                                                                DESEMPENHO DO MERCADO
                                                                                  DA CONSTRUÇÃO CIVIL
                  ano de 2018 deve fechar com   estamos muito distantes do que ocorreu
                  um crescimento do produto   em 2013, com um volume de 144,2 mil  • Obras para moradia familiar: está
                  extrudado aplicado no setor da   toneladas de extrudados para o segmen-  em recuperação nos lançamentos e ven-
            construção civil com foco no segmen-  to de esquadrias de alumínio.   das, favorável nas cidades das regiões
            to de esquadrias de alumínio na ordem   Com a previsão do volume de 94,4   Sudeste e Sul.
            de 2%, resultando em um volume de   mil toneladas estaríamos produzindo  •  Obras Comerciais: lançamentos e
            87,8 mil toneladas.              e vendendo 7,7 milhões de esquadrias   vendas continuam fracas, pelo fato de que
               A previsão estimada do Produto In-  (janelas, portas, caixilhos e painéis) em   a atividade econômica ainda não mostra
            terno Bruto (PIB) da construção civil   todo o mercado brasileiro, com uma   segurança no crescimento, com um nível
            para o ano de 2019 deve fi car em torno   receita de R$5,3bilhões.  elevado de endividamento, ociosidade, e
            de 5%. Podemos estimar um crescimen-  Isso se deve a uma certa credibilida-  ajuste de mão de obra.
            to para o segmento de esquadrias de   de no mercado fi nanceiro, com a par-  • Obras Industriais: como atividade in-
            alumínio de 7,5%, índice que representa   ticipação da Caixa Econômica Federal   dustrial vem num crescimento melhor, no
            uma sensível melhora para o segmento,   fi nanciando os imóveis numa taxa de   entanto buscando evoluir através de efi -
            incrementando cerca de 6,6 mil tone-  juros reduzida para os mutuários, me-  ciência e automação, mesmo assim num
            ladas, passando de 87,8 mil toneladas   lhora no ajuste do nível de estoque de   nível lento, gerará novos investimentos.
            para 94,4 mil toneladas. Mesmo assim
            p para 94,4 mil toneladas. Mesmo assim   imóveis, baixo patamar dos preços de   Obras com potencial de expansão estarão
                                             imóveis,  baixo  patamar  dos  preços  dp
                                                                   p ç
                                                                             situadas fora do eixo Rio-São Paulo.
                                                                             si
                                                                             • • Obras em Shopping Centers: O vare-
                                                                             jo
                                                                             jo está mostrando um ligeiro crescimento
                                                                             q que favorecerá os grandes varejistas a re-
                                                                             tomar os planos de expansão por novos
                                                                             to
                                                                             espaços, com isso haverá uma iniciativa na
                                                                             es
                                                                             ampliação de novos shopping centers.
                                                                             am
                                                                                As previsões para o ano de 2019 são
                                                                             o
                                                                             otimistas. Grandes construtoras apos-
                                                                             Jo
                                                                             José Carlos Garcia Noronha é administrador de
                                                                             empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial e
                                                                             em
                                                                             M
                                                                             Marketing e consultor com experiência de 50 anos
                                                                             no
                                                                             no segmento de alumínio para a construção civil,
                                                                             tendo trabalhado no grupo Votorantim, na
                                                                             te
                                                                             C
                                                                             CBA – Companhia Brasileira de Alumínio,
                                                                             Fichet & Schwartz Hautmont, Método
                                                                             F
                                                                             E
                                                                             Engenharia e Belmetal, entre outras empresas
            66  CONTRAMARCO & COMPANHIA
   61   62   63   64   65   66   67   68   69   70   71