Page 32 - Contramarco
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mão de obra vidreiraira
E estes são apenas alguns exemplos do que me
f
abriel Batista
Gabriel Batista falavam e ainda falam. A frase que me deixou mais
in
inconformado foi uma que ouvi recentemente de
u um fabricante de insumos. O diretor da empresa
Sugestões e dúvidas para esta seção da revista revista afirmou que os vidraceiros “são um bando de
a
podem ser encaminhadas diretamente pelo e-mail: elo e-mail: c coitados”. Ele disse isso dentro de um contexto em
gabriel@setorvidreiro.com.br q que os vidraceiros precisam ser cuidados e protegi-
ou redacao@contramarco.com.br
d
dos, pois não saberiam se defender de uma outra
indústria concorrente, que supostamente estava
in
seduzindo-os com uma ação mal-intencionada.
teoria & prática Isso me fez lembrar dos meus amigos adolescen-
tes que me olhavam com o olhar de pena, sem
saber que um bom vidraceiro pode ganhar mais
do que a maioria dos papais engravatados deles.
As melhores oportunidades É notório que nós vidraceiros e serra-
são de outro mundo! lheiros precisamos evoluir muito como pro-
fi ssionais, mas bobo é quem acha que somos
bobos! E a pergunta que faço é: estamos todos
os 14 anos de idade percebi que a Aproximar é preciso — E hoje eu digo fazendo a nossa parte para manter e expandir o nosso
profi ssão de vidraceiro não era re- que as indústrias e grupos que ainda não se mercado? Vale lembrar que “pau que dá em
conhecida como algo nobre. Meus aproximaram do vidraceiro e do serralheiro Chico, também dá em Francisco!’’
amigos sonhavam em trabalhar na indústria estão perdendo ótimas oportunidades de Contato pessoal — Em 2018 resolvi viajar
de carros ou de aviões ou então seguir carreira aprender e ensinar, manter e expandir suas para saber se o nosso entendimento de mercado
nas Forças Armadas, já que essas atividades marcas e produtos. De tanto presenciar essa condiz com a realidade de todas as regiões dos
são muito fortes em minha região. aversão comecei a orientar meus colegas que “cinco países” que compõem o continente
Quando me perguntavam com o que quando fossem visitar as feiras do setor não co- Brasil. De Norte a Sul, dialoguei com indústrias,
trabalhava e eu me apresentava como vidra- locassem em seus crachás a palavra “vidraceiro” revendedores, pequenas, médias e grandes
ceiro, era comum identifi car em suas faces a ou “serralheiro”, para evitar constrangimentos. vidraçarias e serralherias, instrutores, associações
expressão de pena que sentiam de mim. Representando o Setor Vidreiro passei a e centenas de especificadores. Descobri que
Eu me conformava e aproveitava a opor- frequentar locais e eventos onde não era comum apesar das diferentes culturas e das dificuldades
tunidade para explicar o quanto a minha pro- a presença de vidraceiros. Já briguei muito por logísticas, os principais problemas do mercado
fi ssão é linda e o quanto o vidro é importante e ouvir comentários preconceituosos do tipo: vidreiro são muito semelhantes em todo o País.
está presente no dia a dia de todos os brasileiros. • Meu produto é bom, o único problema é que Temos uma grande falta de percepção e
Depois de algum tempo comecei a ter o vidraceiro não sabe trabalhar! otimização das oportunidades para introduzir
contato com outros setores do mercado • Vidraceiro é uma raça desunida, um quer mais nossos produtos na vida das pessoas.
vidreiro e percebi que entre nós também comer o outro! Nosso mercado e o produto que trabalhamos
existe um certo distanciamento e até mes- • Vidraceiro não tem capacidade para esse são tão fartos que desperdiçamos muito do seu
mo o preconceito de muitas indústrias e tipo de coisa! potencial — e por não termos a noção da escas-
outros grupos para com o vidraceiro e o • Vidraceiro só quer porcaria, não valoriza sez (assim como fazemos com os alimentos e
pequeno serralheiro. coisa boa! com a água) jogamos muita coisa na lata de lixo.
A verdade é que o nosso principal pro-
duto — o vidro — ainda não encontrou um
concorrente à altura. Juntando com as leis
de proteção comercial presentes atualmente,
é nítida a acomodação nossa de cada dia.
Gabriel Batista é sócio fundador do portal Setor
Vidreiro (www.setorvidreiro.com.br), especia-
lista em vidro há mais de 20 anos; autor do livro
“A sua vidraçaria está sendo roubada”; idealizador
e entrevistador da Rádio Vidreira; palestrante em
eventos do setor, entre outras atividades voltadas
para o aprimoramento do produto vidro
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