Page 33 - Contramarco
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Você pode achar que estou sendo agressivo   •  A segunda forma de “des-vender’’ um produto é   dores e associações estão vindo na contramão
            e injusto, mas pergunte para o seu pior fun-  quando esse vidraceiro sem instrução assume o risco e   desse pensamento. De uns anos para cá esses
            cionário ou para seu colega preguiçoso se ele   resolve fazer o serviço sem o conhecimento necessário, e,   grupos começaram a olhar os pequenos como
            merece ganhar mais e observe seus argumen-  depois de pronto, o produto NÃO fi ca de acordo com   importantes e de várias formas estão se posi-
            tos, pois certamente ele dirá “sim”!   as lindas fotos que ilustram os panfl etos.   cionando como parceiros, em vez de fornece-
               Ele com certeza irá usar palavras como   Como resultado, a insatisfação e o abor-  dores. E estão buscando oferecer outro for-
            “trabalhador”, “esforçado”, “dedicado”,   recimento são experiências que irão trauma-  mato do atendimento, criando ou participando
            mas você sabe que não é bem assim, então,   tizar os clientes, ao ponto de riscarem aquele   de canais de interação para entender mais
            por mais que todos achemos que estamos   produto de suas listas de desejos.   sobre o dia a dia dos vidraceiros e serralheiros.
            fazendo o máximo, será que não somos esse   Sinto que ainda falta a preocupação em   Alguns até entenderam que a antiga
            mau funcionário para o mercado? Começan-  criar bons materiais didáticos e também ações   publicidade já não faz mais sentido e estão
            do pelas usinas vidreiras e se estendendo até   específi cas para os vidraceiros e serralheiros.   criando e compartilhando conteúdo específi co
            os pequenos vidraceiros e serralheiros!  Isso envolve senso de realidade, levando-se em   e educativo para esses profi ssionais ou apenas
               Perdendo oportunidades — Percebo   conta as nossas peculiaridades, como linguagem   respondendo às críticas e dúvidas dos clientes,
            uma grande preocupação das usinas vidreiras   adequada, perfi l profi ssional, estilo de vida, in-  se colocando à disposição para resolver pro-
            em promover eventos para arquitetos, enge-  formações que de fato são relevantes e empatia.   blemas causados pelos seus próprios produtos.
            nheiros, decoradores e construtores. Acredito   Percepção e valorização — Somos   Algumas empresas, inclusive, estão contratan-
            que esse trabalho realizado para qualifi car   diferentes, muitas vezes difíceis de lidar,   do vidraceiros e serralheiros para assessorá-las
            também os vidraceiros e serralheiros (pro-  porém somos necessários! Falta mesmo é a   no desenvolvimento de novos produtos.
            fi ssionais que diariamente estão em contato   aproximação das usinas não só dos vidracei-  Bons frutos — O fato é que hoje já é
            com os clientes especifi cadores) poderia estar   ros, mas também dos sistemistas de perfi s,   possível mensurar que as indústrias que ini-
            sendo aplicado de forma mais efi ciente, com   dos fabricantes de selantes, dos ferragistas e   ciaram lá traz esse processo de aproximação
            resultados realmente produtivos.  até mesmo das instituições de ensino e dos   para melhor entender, atender e promover
               É questão de matemática! Um evento   instrutores. E por incrível que pareça, são nos   os vidraceiros estão colhendo bons frutos.
            promovido com todo glamour e etiquetas   estandes das usinas onde mais os vidraceiros   E essa aproximação entre as indústrias e
            necessárias, por melhor que seja, atinge em   relatam não se sentirem bem-vindos.  os vidraceiros está resultando em melhorias
            média 100 a 150 especifi cadores.    Porém, é muito comum visualizarmos   signifi cativas. Se, de um lado, um vidraceiro
               Um evento corretamente promovido   as logomarcas das usinas como parceiras ou   mais instruído vende mais e dá menos pro-
            para 150 vidraceiros e serralheiros atingirá di-  apoiadoras de eventos do setor, que incluem   blema, de outro lado, quando a indústria se
            reta ou indiretamente de 1.000 a 1.500 especi-  palestras, jantares e até mesmo cursos, mas   aproxima e passa a entender o dia a dia e as
            fi cadores, pois cada vidraceiro convive no mí-  em minha opinião ainda falta a percepção da   difi culdades daqueles que aplicam seus pro-
            nimo com 10 especifi cadores mensalmente.  importância dos executores. A forma de nos   dutos, naturalmente inicia-se um processo de
               Mas o que ainda não foi completamente   olhar ainda está distante do ideal. Não quere-  aperfeiçoamento e até desenvolvimento de
            percebido pelas usinas, é que quando os pro-  mos um olhar de pena, e sim um olhar de com-  produtos e serviços mais efi cientes.
            dutos são promovidos para os especifi cado-  preensão, pois os pequenos empreendedores   Qualidade dos vidraceiros — Existem
            res e não para os executores, é muito provável   têm a maior representatividade, são a força de   muitos vidraceiros mal instruídos e acomo-
            que por não estarem capacitados, os executo-  vendas do mercado vidreiro e de esquadrias   dados, desvalorizando o vidro e o próprio
            res “des-vendam’’ o produto de duas formas:   — e são esses pequenos que, juntos, movi-  vidraceiro. Isso é um fato! A boa notícia é que
            •  Todos nós temos difi culdade em mudar, em sair   mentam e inserem a maior fatia dos produtos   existe uma parcela desses profi ssionais em
            de nossa zona de conforto, e por isso fi ca mais   industrializados na vida dos consumidores.  todo o Brasil contrabalanceando o mercado
            fácil oferecer produtos e soluções com os quais já   Indústria de insumos — O fato é que está   com ações nobres, como, por exemplo, a pro-
            estamos acostumados a trabalhar.  demorando para muitas indústrias perceberem   moção de eventos para divulgar o vidro como
               A melhor forma para fazer com que   que além de vender também é uma obrigação   material versátil na construção e decoração
            os clientes desistam de um determinado   instruir os clientes quanto ao uso correto dos   de ambientes. Esses bons profi ssionais estão
            produto sem arranhar seu profi ssionalismo   produtos. A prova disso é notada na falta de   se especializando em envidraçamentos mais
            é não assumir que não sabe ou que não quer   catálogos técnicos e manuais de instrução — que   sofi sticados e buscando atender mercados
            fazer o serviço com aquele produto ou   deveriam estar acessíveis e quase nunca existem.   ainda pouco explorados com um público
            daquela forma, mas sim, difi cultar o acesso,   Ou no despreparo das equipes comerciais e   mais técnico, como é o caso de engenheiros
            dizendo aos clientes que o produto é “di-  técnicas que prestam atendimento para os vi-  civis, arquitetos e decoradores.
            fícil de achar”, que ainda não foi testado   draceiros e serralheiros, que muitas vezes sabem   Estamos felizes de ver que os vidraceiros e
            o sufi ciente ou que dá muito problema de   menos do seu próprio produto que seus clientes.  serralheiros também estão evoluindo e junto com
            manutenção. Em momentos assim todo o   Mudando para melhor! — Entretanto,   eles o mercado vidreiro também.  Preparem-se,
            investimento da indústria vai pelo ralo!  algumas indústrias, benefi ciadores e distribui-  pois nosso mercado está se transformando!


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