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em foco | gestão | josé carlos cattel






            GESTÃO COMERCIAL DE ALTO DESEMPENHO

          SINÔNIMO DE SUCESSO ECONÔMICO E FINANCEIRO PARA AS INDÚSTRIAS FABRICANTES DE ESQUADRIAS
          Ao longo dos últimos oito anos, a equipe de consultores da Ilummini identificou uma série de dificuldades recorrentes nas áreas comercial e de
          marketing dos nossos clientes, as quais relacionamos no quadro abaixo.































          Visando neutralizar estas dificuldades e os problemas gerados por elas, descrevemos a seguir algumas das melhores práticas de gestão comercial
          implementadas pela Ilummini junto a área comercial dos nossos clientes, através de três etapas de implementação.


                                            • CLIENTES — Analisamos o público e os  pos de   • CANAIS DE VENDAS — Fazemos avaliação dos
                                            edificações-alvo avaliando a aderência estratégica da   atuais canais de vendas iden  ficando oportunida-


                                            proposta de valor da companhia confrontando com   des de expansão, analisando a cobertura territorial
                                            as necessidades do público escolhido.  atual, iden ficando possibilidades de expansão


                                            • PRODUTOS E SERVIÇOS — Revisitamos o por ólio   ou concentração, assim como, contribuímos para


                                            de produtos, sistemas e componentes, a qualidade   a elaboração de uma polí ca comercial específi ca

                                            da biblioteca paramétrica u lizada, assim como o   para cada canal de vendas.
                                            grau de exclusividade e inovação para os produtos e   • CONCORRENTES — Comparamos o nível de

                                            serviços ofertados junto ao mercado.  compe   vidade frente aos principais concorrentes

                                            Validamos o método u lizado para a formação do   elaborando-se um plano de ação visando poten-

              1ª ETAPA                      preços de venda, considerando-se impostos, custos e   cializar os diferenciais compe   vos e neutralizar os
                                            despesas variáveis, os critérios de rateio do custo fi xo   pontos de vulnerabilidade iden  ficados.

                                            e margens planejadas, garan ndo assim, que tudo  que   • ESTRUTURA DE PESSOAS — Realizamos a avaliação

          O primeiro passo do trabalho consiste em reavaliar o   está sendo orçado encontra-se dentro das metas de   da estrutura comercial desenhada para atender a es-
          plano estratégico da empresa, através de uma análise   margens estabelecidas no plano da companhia.Reali-  tratégia comercial estabelecida pela empresa, assim

          detalhada u lizando-se a ferramenta SWOT com foco   zamos a revisão de todos os diferenciais compe    vos   como, as competências comerciais necessárias para
          nas seguintes dimensões:          através dos produtos e serviços oferecidos aos clientes.  alcançar a excelência operacional do departamento,


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